A importância das análises realizadas em artefatos, consumidos e descartados pelas diversas civilizações que surgiram e desapareceram ao longo da História, é enfatizada no texto do autor, Ulpiano T. Bezerra de Menezes. Essas análises permitem-nos reconstituir o passado em seus contextos, sendo uma ferramenta indispensável para entender o modo como viviam os antigos humanos e como as relações entre eles se desenvolveram e evoluíram.
Aponta três posturas mais comuns adotadas por autores importantes, que a seu ver, devem ser discutidas.
A marginalização das fontes- quando são catalogadas de maneira separada e desse modo, minimiza as possibilidades de observação das realidades mentais e físicas, limitando desse modo sua análise.
Forma instrumental - Uma atitude freqüente quando um autor lida com a cultura material apenas como um controle ou usando-a como complemento do texto escrito, fazendo com que apenas sirvam para datações que negam ou afirmam tal contexto, simplesmente complementando o documento textual, porém dizendo pouco ou quase nada sobre a sociedade estudada.
O uso didático das fontes aparece como terceira postura dos estudiosos. Neste método, as imagens apreendidas apenas ilustram o que já foi estabelecido pelo texto, buscando a equivalência entre as produções literárias e artísticas, permitindo um clima onde supostamente vivenciamos outras realidades, não reveladas pelo o texto escrito.
Os autores citados no texto consideram a dificuldade do trabalho com a cultura material e a impossibilidade desta de captar e transmitir a realidade com a qual se relaciona, podendo apenas e tão somente representá-la.
O texto nos fornece diversos exemplos, não suficientes para expor todo o tema em questão em sua totalidade, mas indica o potencial da cultura material e sua capacidade de delinear o contexto histórico a qual pertenceu, indo além dos domínios da cronologia e catalogação de dados.
Ao se reconstituir o passado, através da interpretação de seus vestígios materiais, o objetivo é desvendar uma realidade perdida no tempo, suas questões não respondidas e ao mesmo tempo, propor novas questões.
(Revista de História nº 115; USP- SP- 1983)
Mirna Galesco Dias – Disciplina: História da Antiguidade Oriental - Profº Fábio Augusto Morales
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